Segunda - sexta, 10:00-18:30Sábado, 10:00 - 13:00, Domingo - fechado966 529 489clinicaveterinaria@biovetnatura.ptRua Cónego Fernando Vaz, 10BSantana

Alergia Alimentar – cuidados e prevenção

gato-alergia-alimentar-intolerancia-alimentos-1200x847.jpg

A saúde e bem estar dos seus animais são a nossa principal preocupação, hoje falaremos acerca da alergia alimentar.

  • O que é?

A alergia alimentar é uma reacção adversa do sistema imunitário a determinados nutrientes, que, para animais sensíveis, são fortemente alergénicos.

  • Quais os sintomas?

Como qualquer outra alergia, o principal sintoma é a comichão. Os locais mais afectados são o focinho, os ouvidos, as patas e zona perianal, no entanto, outras zonas também podem estar envolvidas. A pele está frequentemente vermelha e inflamada e, por vezes, há excessiva perda de pêlo e infeções secundárias. A otite está presente em cerca de 80% das alergias alimentares, sendo o único sintoma em 25% dos casos.

  • Como é diagnosticada a alergia alimentar?

Não existe nenhum teste de sanguíneo ou intradérmico que permita averiguar se o animal tem ou não uma alergia alimentar.

O único método fidedigno é através de um teste alimentar de 8 semanas.

Para este teste ter algum valor diagnóstico, o dono deve garantir que o animal não ingeriu mesmo mais nada e, para isso, toda a família tem que estar alertada.

  • Como se trata?

O tratamento de uma alergia alimentar parece ser simples: o animal não pode ingerir o alérgeno alimentar. Mas por vezes é um desafio!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Copyright by BioVetNatura 2018. All rights reserved.