Penso que escrevemos em nome dos Veterinários da Madeira, nós estamos alerta e vamos atuar quando descobrirmos situações de maus tratos, seja em que Concelho for da Madeira. Quem tiver conhecimento de situações de abandono, faça-nos chegar essa informação.
O abandono de animais é algo tão cruel quanto a própria violência física – e, infelizmente, acontece com frequência. A realidade é um pouco dura do ponto de vista da tomada de consciência de que ainda existem aqui na Madeira muitos animais que sofrem maus tratos e abandono, já o sabíamos, mas mesmo assim devemos fazer um alerta, um “wake up call”. Estamos a lidar com casos de animais abandonados, atropelados e em enorme sofrimento. Procuramos sempre proporcionar os melhores cuidados médicos possíveis, carinho e ternura. Mas, enfim, estamos ainda em choque como é possível haver pessoas sem coração e tão desumanas que conseguem abandonar, ferir, desamparar, agoniar e causar tanta tristeza a outro ser. A nós Veterinários, compete-nos atuar e exercer de forma profissional socorrendo todos os amigos de 4 patas.
Mas também, nós veterinários temos a responsabilidade social de apurar responsabilidades, mas também sensibilizar sempre que possível.
Este vídeo emocionante, criado pela 30 Millions d’Amis, uma fundação que defende os animais, critica essa atitude de abandono, tocando em um ponto sensível: um cachorro nunca abandona seu amigo humano, mesmo que este o faça.